A Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros de Tendais, concelho de Cinfães, é, atualmente, composta por 35 elementos. Foi esta Banda provavelmente o resultado da formação de um grupo coral, que se ia juntando para ensaiar, tendo gradualmente adquirido alguns instrumentos para o seu grupo, tais como concertinas, violinos, violas e um clarinete. Tendo-se extinguido. por volta do ano de 1 942, a Banda de Musica da Gralheira, freguesia vizinha e do mesmo concelho, gente ligada ao grupo coral teve a ideia de adquirir o instrumental dessa Banda. Assim surgem nesse mesmo ano os ensaios da então Banda de Música de Ferreiros de Tendais. Como qualquer Banda em fase de formação, levou alguns anos a atingir a sua maturidade, mas, em 1946, surge o primeiro “serviço”, uma festa em honra de S. Vicente, no lugar de Sã, freguesia de Tendais. O regente. “mestre” nessa altura. foi o Sr. Amaral, de Pias - Cinfães.

Sucederam-se entretanto outros “regentes”, entre os quais se destacaram, pela sua sabedoria e empenho, os Srs. Bastos; Saul; e Manuel Maria Pinto dos Santos, este natural desta freguesia, a quem a Banda muito deve.

  

Entretanto, a 30 de agosto de 1962, constitui-se a Casa do Povo de Ferreiros de Tendais. A 1 de maio de 1963, a Direção da Banda de Música de Ferreiros de Tendais resolveu pedir a integração da Banda na Casa do Povo de Ferreiros. o que lhe foi concedido, dai resultando o nome pelo qual ainda hoje é conhecida: Banda de MÚSICA da Casa do Povo de Ferreiros de Tendais. A título de curiosidade, pode referir-se que, nessa altura, foram entregues, em forma de inventário, 39 instrumentos, tendo a Casa do Povo de Ferreiros, em troca, a obrigação de providenciar as fardas para a respetiva Banda, conforme documento assinado por ambas as partes interessadas.

Contrariamente ao que vinha acontecendo ao longo dos anos, em que os músicos eram todos naturais da freguesia ou das povoações circundantes, hoje, na sua grande maioria, os músicos são contratados de outras Bandas, acarretando isso despesas que, não fossem alguns subsídios atribuídos pela Câmara Municipal de Cinfães para minimizar esse facto, sejam exorbitantes e insustentáveis.

Ainda para precisar mais, poderemos dizer que a Escola de Música propriamente dita nunca existiu; os músicos que se iam formando era por carolice de quem ensinava e de quem queria aprender.

Em 1994, a Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros, por razões alheias e desconhecidas da Direção, “caiu”.

Em 1995, graças a uma nova Direção, em que as responsáveis eram D. Deolinda Ribeiro Pedro e Paula Rocha, e embora com sérias dificuldades, criou-se a Escola de Música permanente, com a frequência de 25 alunos, dos quais se formaram 8 músicos; destes, alguns por razoes pessoais, já “abandonaram” a música. O Professor e regente na altura era o Sr. António Fernando Alves Salgueiral. A partir de 1996, a Direção da Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros é presidida por Paula Rocha. Nesta época, os músicos que integravam a Banda de Música eram da Banda de Coimbrões -Vila Nova de Gaia, o que se verificaria até 1 999. Em 2000, entrou como regente o Sr. Ernesto Resende, o qual ainda hoje se mantém. Para que a juventude desta freguesia se interesse mais pela música, a Direção da Banda decidiu que a escola de Música iria funcionar em dois lugares centrais da freguesia -um em Covelas, onde a Banda se encontra sediada, e outra em Ferreiros, na sede da Junta de Freguesia.

Move esta Banda, na sua caminhada, o valor cultural que sempre tem sido defendido ao longo de todos os seus anos de existência, desde a sua formação até hoje.

A Casa do Povo de Ferreiros de Tendais tem contribuído para esse desenvolvimento, promovendo, para além da Banda de Música, a Feira anual da freguesia de Ferreiros, que se realiza no quarto Domingo de agosto. Mais incentiva ainda a tradicional Luta dos Bois e a feira do gado, contribuindo todas estas iniciativas para a valoração do trabalho dos agricultores, bem como assumindo-se ainda como um incentivo à produção e criação do gado regional - a vaca arouquesa.

Localização Mapa

Subir